Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

porta de entrada


Casa - A porta de Entrada

Richard Webster
Capítulo do livro Feng Shui para o sucesso, a saúde e a felicidade
Editora Pensamento

Veja se seus convidados conseguem achar a porta de entrada com facilidade. Ela deve ser bem iluminada e passar a impressão de acolhimento. A maior parte do Ch’i entra na casa pela porta da frente; por isso ela precisa ser atraente, bem iluminada e tão acolhedora quanto possível.

A porta de entrada é proporcional ao resto da casa? Existe a crença de que uma porta de entrada muito larga cria problemas financeiros. As portas de entrada pequenas tendem a “asfixiar” os moradores, causando atrito, tensão e discussões.

Coloque-se diante da porta de entrada e olhe para fora para ver se há energia shar afetando-a. Os mais comuns são linhas de telhado de casas vizinhas, cercas, postes de energia elétrica ou edifícios muito altos. Sua porta de entrada é o fator mais importante no feng shui, e todo shar deve ser corrigido o mais rapidamente possível. Nesse contexto, árvores e muros são soluções muito eficazes para proteger-se do shar.

Estando de pé na porta de entrada, você deve ter condições de ver parte do interior de casa. O saguão deve ser bem iluminado e parecer acolhedor. Entradas escuras e sombrias dificultam a passagem do Ch’i, afetando assim o bem-estar de todos os moradores da casa. Luzes brilhantes e espelhos grandes são soluções eficazes para essa situação.

Espelhos grandes dão a impressão de aumentar um saguão exíguo, e biombos parecem reduzir as dimensões de um vestíbulo muito amplo.

A porta de entrada não deve abrir diretamente para uma escada, pois isso confunde o Ch’i. Significa também que os membros da família provavelmente entram pela portada frente e se dirigem diretamente para seus quartos, em vez de fia algum tempo em companhia dos demais moradores. O remédio nesse caso é pendurar um cristal ou um candelabro no teto, entre a entrada e a escada. Isso levará o Ch’i para cima e o distanciará da escada.

Do mesmo modo, a porta de entrada não deve ficar na mesma linha da porta dos fundos. Nesse caso, o Ch’i que entra pela porta da frente cruzará imediatamente por essa passagem e sairá pelas portas dos fundos. Se for possível, use um biombo para esconder a porta dos fundos. Uma solução alternativa é pendurar um cristal no teto, a meio caminho entre as portas de entrada e a dos fundos.

O banheiro não deve ser visível da porta de entrada, pois ele cria Ch’i negativo. A solução é manter a porta do banheiro fechada.

Se seus convidados puderem ver a cozinha desde a porta de entrada, eles pensarão imediatamente em comida, irão embora logo após da refeição. Nesse caso, se possível, a solução é ocultar a visão da cozinha de alguma forma, como por exemplo com um biombo. Não sendo possível, pode-se pendurar um cristal no teto, entre a porta de entrada e a cozinha. O Ch’i sera estimulado a tomar a direção do cristal, a não a da cozinha.

Nenhum comentário: